- O dourado é associado de forma inequívoca a prestígio e riqueza, sendo o ouro um dos metais mais preciosos do mundo. Desde a antiguidade, é usado para realçar o status social ou para eventos especiais, como noivados ou casamentos. Muitas marcas internacionais que pretendem transmitir uma sensação de luxo e exclusividade utilizam o dourado na sua comunicação, como é o caso da Rolex ou Cartier, onde detalhes dourados realçam o caráter de investimento e o valor dos produtos.
- O preto simboliza elegância e, combinado com branco, forma um duo intemporal, apreciado por estilistas como Coco Chanel. A fundadora da famosa casa de moda e os seus sucessores incorporaram o preto na identidade visual da empresa e no design das suas coleções. Preto, complementado com dourado ou prateado, é fortemente associado ao luxo. Além disso, é uma cor versátil, combinando bem com outras, como o vermelho ou o verde escuro, gerando um efeito visual impressionante.
- O azul-marinho evoca profissionalismo, transmitindo uma sensação de estabilidade e elegância. É uma cor clássica, especialmente popular em trajes masculinos. Marcas de luxo como BMW e Omega utilizam o azul-marinho para sublinhar confiabilidade e liderança no mercado.
- O prateado desperta várias associações. Embora menos valioso que o ouro, é amplamente utilizado na joalharia e está relacionado a tecnologias modernas, refletindo um brilho frio e sofisticado. Marcas como a Apple, conhecidas pelo seu luxo e exclusividade, utilizam o prateado, principalmente na Europa.
- simboliza riqueza, elegância e aristocracia. Atualmente, é uma cor muito popular tanto na moda quanto na decoração de interiores e visível na comunicação de marcas como a Gucci.