A escolha adequada das cores, iluminação e tecnologias modernas contribui para criar um stand de feira que desperte emoções fortes entre os visitantes. Descobre como um design bem pensado de stands pode gerar associações positivas e influenciar o envolvimento do público.
A construção e o design de stands de feira são processos complexos, que exigem a conciliação de vários interesses. Os stands precisam destacar a marca, proporcionar um espaço de trabalho confortável para os vendedores, criar uma área para reuniões com os clientes e, além disso, apoiar a construção de relações. Estudos mostram que 95% das nossas decisões de compra ocorrem a um nível subconsciente, o que significa que são as emoções que nos guiam. Os profissionais de marketing utilizam há muito tempo truques psicológicos para provocar uma reação emocional no seu público. Curiosidade, sensação de luxo e exclusividade, alegria ou segurança são apenas algumas das emoções que podemos explorar para criar o envolvimento dos visitantes nas feiras.
Marketing emocional: um stand que provoca emoções
Despertar emoções positivas nos visitantes, que é o nosso principal objetivo durante as feiras, não é uma tarefa fácil. Felizmente, podemos tirar proveito não só do marketing e da psicologia moderna, mas também do design de interiores, para que os visitantes se sintam à vontade no teu stand.
Iluminação no stand
Uma iluminação bem escolhida é um dos elementos-chave que determinam o sucesso da decoração de interiores, seja em ambientes residenciais ou de escritório. A luz cria uma atmosfera e influencia diretamente o estado de espírito das pessoas presentes no espaço. Os mesmos princípios podem ser aplicados ao design de stands de feira.
A luz quente (2700K-3000K) promove o relaxamento e uma atmosfera de descanso. Por outro lado, a luz fria (5000K-6500K) estimula a concentração e a atenção. Por isso, ao planeares o teu stand de feira, dependendo do setor e dos produtos, opta por luz quente para criar uma sensação acolhedora ou luz fria para que os visitantes descubram o stand de forma ativa e curiosa. A receção direta da luz também é importante. Iluminação muito intensa pode ser desconfortável para os olhos dos visitantes. Por exemplo, em caixas de luz LED, onde as fontes de luz estão cobertas com material de poliéster, a luz é dispersa e mais agradável para os olhos.
Cores
Sabias que existe uma área da psicologia dedicada ao estudo do impacto das cores no estado de espírito e no comportamento? Algumas cores podem estimular, enquanto outras acalmam. Assim, a paleta de cores pode fazer com que o teu stand de feira seja visto como moderno e emocionante ou, pelo contrário, acolhedor e seguro. Vamos analisar mais de perto as diferentes cores e as emoções que elas provocam.
Vermelho – associado à paixão, energia, intensidade e agressividade. Em campanhas de marketing, esta cor é frequentemente utilizada para chamar a atenção, como em promoções temporárias durante saldos.
Azul – sinónimo de tranquilidade, confiança e profissionalismo. O branding de serviços médicos muitas vezes assenta na cor azul devido a estas associações. Pode ser uma boa escolha se pretendes preparar um stand e uma comunicação que inspirem confiança e lealdade nos clientes.
Verde – uma cor que nos remete principalmente para a natureza. Outras associações incluem estabilidade, harmonia e saúde. O verde é considerado uma cor relaxante e com uma interpretação positiva.
Amarelo – cor de energia e otimismo, que cria conotações positivas, embora seja também muitas vezes associada à inveja. O amarelo pode ser usado com sucesso no design de stands de feira para captar a atenção dos visitantes à distância e destacar-se da concorrência.
Preto – a cor do mistério e da elegância, frequentemente utilizada para criar uma impressão de profissionalismo. Elementos pretos num stand podem conferir um efeito formal, mas é necessário ter cuidado para não criar uma atmosfera demasiado sombria.
Em todo este processo de escolha de cores, é essencial que a paleta do stand esteja alinhada com a identidade visual da marca, ao mesmo tempo que seja pensada para despertar emoções que correspondam ao objetivo de marketing. O branding emocional e o stand de feira são importantes, mas o manual de marca e a identidade visual são fundamentais.
Design de stands de feira e tecnologias modernas
As inovações tecnológicas são aliadas dos expositores em feiras e eventos promocionais. Tablets, quiosques de informação, ecrãs táteis e, mais além, a tecnologia de realidade aumentada (AR) podem despertar curiosidade e incentivar os visitantes a explorar o stand. Além disso, a utilização inteligente de tecnologias modernas pode servir para gerar alegria nos visitantes e encurtar a distância entre eles e as marcas.Um exemplo disso é a gamificação, que consiste na utilização de elementos de jogo em atividades promocionais. Basta preparar um jogo simples que seja exibido num ecrã tátil ou num quiosque interativo disponível no stand.
Ofertas limitadas: emoção e sensação de exclusividade
Outra forma de gerir as emoções no stand e, simultaneamente, criar envolvimento nos visitantes, é através de ofertas limitadas. O acesso restrito a recursos e oportunidades de compra ajuda a criar uma atmosfera de exclusividade e singularidade. Além disso, isso gera excitação nos visitantes, levando-os a uma decisão de compra mais rápida. Uma promoção baseada no princípio de acesso limitado deve ser anunciada com antecedência. Algumas semanas antes da feira, é essencial informar os clientes sobre a oferta exclusiva por meio de e-mails e redes sociais.
Como vês, o design de stands de feira que geram emoções positivas é um grande desafio. Felizmente, para atrair clientes potenciais e obter sucesso nas feiras, podes contar com o apoio de profissionais. A construção e o design de stands de feira são a nossa especialidade. Se precisas de ajuda, confia nos nossos serviços completos e entra em contacto connosco.